terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Inglês rápido e fácil



Você vai desistir de que em 2015?

Toda vez que conto para alguém que sou professora de inglês, sempre acabo ouvindo os mesmos tipos de perguntas e comentários: 

- Nossa! Onde você aprendeu a falar inglês tão bem? Morou fora? Estudou muito? Qual é o segredo? Qual curso você recomenda? 

A impressão que tenho é sou o Dr. Caramujo, do reino das Águas Claras e que sei exatamente o segredo da Pílula Falante que vai fazer todo mundo fluente com um simples passo de mágica. Todos querem o saber o segredo para aprender inglês rápido e ficar fluente em pouco tempo. 

Ao longo desses meus 20 anos como professora eu desenvolvi uma resposta simples para todos:

"Você vai desistir de que para estudar inglês?"

Antes de ver os olhos se revirarem e a testa franzir, vou logo completando a pergunta e explicando que não tem como aprender uma segunda língua se a sua agenda já está lotada de outras prioridades. Você precisa muito de HBNC. (Hora de Bunda Na Cadeira!) 


É curioso observar a reação das pessoas. No fundo elas já sabem que não há mágica. Antes de escolher o método, o curso, o livro ou qualquer outra coisa, é preciso que se tenha tempo. Esse pequeno detalhe cronológico é que vai determinar todo o resto. 
E cá entre nós, você tem muito não para dizer e vai ter de escolher desistir de algumas coisas para poder se dedicar a essa empreitada. Vai dizer não aos filhos, ao namorado, a esposa. Vai ter de deixar alguém ou alguma coisa de lado. Vai fechar uma janela e tentar abrir uma porta para um mundo bilíngue e fluente. 


A verdade é o tempo é uma questão primordial e tudo que vir depois disso não tem a mínima possibilidade de dar certo, se você não tiver tempo. Decida logo o que você vai abandonar no ano novo e comece logo esse destralhamento!


"I am too old for this shit!" 


Lembre-se de que entre você e seu objetivo de ser fluente há apenas as desculpas que você arranja para não seguir em frente. É mito acreditar que você não é capaz de aprender. O fato de o aprendizado ser mais lento para os adultos, não é porque já estão velhos e mentalmente cansados, mas sim, porque insistem - muitas vezes nem notam que fazem isso - em se comparar com outras pessoas. 

Essa comparação com o irmão que morou fora do Brasil, com o chefe que estudou numa Universidade X, com o nativo que foi transferido para o seu departamento ou até aquele gringo que acabou de chegar é certamente uma receita infalível para a tristeza e depressão. Quer ficar triste? Compare-se com alguém. 

Além da comparação inútil, há ainda a competição por atenção. Temos muitas obrigações para cumprir ao longo do dia e muitas pessoas para agradar e nos reportar. São os filhos, o estudo, o trabalho, os amigos...de qual deles vamos desistir? Sim, é preciso deixar alguma coisa de lado.

Não estou sugerindo a negligência como solução para sua fluência. Mas, você não vai escapar de fazer uma escolha. Escolher um é certamente desistir do outro. O que vai ser? 

Comece o ano novo fazendo está escolha. Converse com seus amigos, procure uma recomendação de um professor ou de uma escola que goste. Não espere por um milagre e nem tente comprar uma Pílula Falante como a da Emília. Não há milagres no aprendizado e na fluência de uma segunda língua. Há apenas sua dedicação. Abrir tempo na sua agenda para estudar é o primeiro passo. Não se iluda com a facilidade. A Emília é mesmo só uma personagem de uma história infantil e o Dr. Caramujo só existe nas histórias de Monteiro Lobato. 





Por Simone Vieira Resende
Professora de Inglês e Português na ABESolutions



Cursos online de Inglês, Espanhol, Francês e Português.
contato@abesassessoria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário