segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O culto da pobreza


Escolheu ser tradutor ou professor?

Xiiii! Vai ser pobre pelo resto da vida.





Se você é um profissional dessa área já ouviu isso várias vezes. Muitos acreditam nisso. Vivem com essa crença como se fosse o único caminho e a única verdade. Não é. 

Pura e simples questão de percepção de quem ainda não conhece o conceito de abundância. 

Acreditar e cultuar a pobreza é uma crença que fica tão enraizada em nós como qualquer outro hábito. Não percebemos que temos. Não percebemos que cremos. E assim vivemos. Não uma vida de escolhas, mas uma vida de reação. Reagimos aos acontecimentos, às mazelas diárias como se não tivéssemos escolhas. Você pode pensar: Mas eu não escolhi ser pobre! Eu não quero isso para mim! Com certeza. Ninguém escolheria isso conscientemente. Você não é diferente de ninguém. O fato é que você acredita que não vai conseguir mudar. Você acredita que esse é seu destino e que uma vida diferente e abundante não é para você e sim para aqueles que nasceram com sorte e são afortunados por natureza, não você.  

É preciso mudar a crença. Acreditar nisso não está ajudando. Escolher acreditar na abundância já é um excelente começo. Há uma infinidade de clientes, alunos e dinheiro bem aí na sua frente. Mas, infelizmente seus olhos estão embaçados pela crença na pobreza e você não consegue ver que TUDO o que você precisa pra ser realmente rico e feliz está exatamente embaixo do seu nariz. Sim. Na sua frente. Mas, seus óculos de pobre não te deixam ver. Você não está consciente da sua força. Não tem entusiamos pelo que faz. Será que escolheu sua profissão por amor? Dedica horas de estudo e aprimoramento e acorda feliz em uma segunda-feira sabendo que vai fazer o que gosta? Não? Então é assim: você está fadado a cultuar a pobreza e portanto será pobre. Eu sei que é difícil curtir seu trabalho todos os dias, ou ficar entusiasmado quando as coisas começam a acumular e os problemas surgem. Pode até parecer que estou dizendo que você deve bancar a Poliana e só olhar para o lado bom. Longe disso. Encare a verdade. Seu trabalho não é fácil. É pesado e desgasta você, só que você ama cada minuto que passa se dedicando a ele! 

É simplesmente impossível para os que amam a profissão não terem sucesso. O sucesso financeiro e a felicidade, essa é a consequência quando há a junção entre a crença na abundância e a escolha de se fazer o que ama. Simples essa receita, né?

Não acredite na competição, não inveje seus colegas. Você não tem concorrentes. Veja todos como colaboradores. Estude. Empolgue-se. Acorde cedo. Sorria. Respire. Invista em múltiplas fonte de renda. Seja criativo. Deseje o sucesso dos outros e você terá sucesso. Compre boas ferramentas. Cumpra seus prazos e faça seus projetos com carinho e dedicação. Você não vai agradar a todos o tempo todo. Agrade a você mesmo. Saiba se perdoar e se amar. Seja paciente com você. 

Tanto professor quanto tradutor devem estudar. Tradutor tem de ter um bom computador e boas ferramentas. Professor deve ter muitos livros. Muitos contatos e amizades. Invista em você. 

Reveja já as suas crenças e livre-se daquelas que não estão funcionando. O tempo não vai te ajudar. O tempo não vai te curar. O tempo não vai fazer nada. Ele é uma ilusão. As coisas não mudam com tempo. Você é quem muda as coisas. 

Simone Vieira Resende


Um comentário:

  1. É assim mesmo! Somos nós os/as autores/as e protagonistas do livro das nossa vidas!

    ResponderExcluir