segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Gata do Dalai Lama

A gata nossa de cada dia.

Uma gatinha nada dengosa.


Um livro simplesmente encantador. Segundo David Michie, autor do livro, A gata do Dalai Lama foi inspirado em sua própria gata. Assim como a Gata de Sua Santidade, ela também era conhecida por vários nomes diferentes. Alguns muito formais, como o usado pelo veterinário para se referir a ela e outros mais carinhosos, como os usados pelos amigos mais próximos e pela família. Todos muitos carinhosos. 
Dentre os maiores fãs da nossa gata, podemos citar toda a população local de passarinhos. A cena era de parar qualquer um na calçada, atraía olhares curiosos e de admiração por causa dessa amizade inusitada. Ela ficava sentada com as patas encolhidas enquanto os pombos comiam seus biscoitos diretamente do pote a poucos centímetros.
Ela gostava de meditar. Quando chagava atrasada para a meditação ficava se espreguiçando na porta até que alguém a deixasse entrar. Participava da meditação e das aulas sobre Budismo Tibetano. Ela morreu antes do autor terminar o livro inspirado nela, mas continua sendo uma musa até hoje!

Uma história realmente encantadora.


Alguns dos principais conceitos da magnífica filosofia budista transmitidos através dos pensamentos e atitudes de uma gata muito especial e com muito senso de humor. Depois de se aproveitar do status que é ser a gata do Dalai Lama, ela aproveita também toda a paz e sabedoria que essa convivência pode proporcionar. Um livro plural, excêntrico e longe dos clichês já conhecidos de livros sobre animais. Sua Santidade A Gata é uma felina encantadora e uma narradora sem igual!


Cada um de nós consegue se identificar com a humanidade dessa gata. Desejos mundanos como a gula, sentimentos como a vaidade e a inveja são tratados com reflexão e uma imensa capacidade de adaptação. Uma excelente oportunidade para entreter, fazer pensar, divertir e sorrir. Imperdível. 


3 comentários: